Quem Somos
As atividades da pastoral familiar da Paróquia São Pedro Apóstolo de Gaspar Santa Catarina, iniciou suas atividades em outubro de 2022, por uma iniciativa do Frei Jhones Lucas Martins. Este iniciou a pastoral com um ciclo de formação para os casais voluntários, e hoje a pastoral é responsável pelas catequeses de noivos da paróquia.
Desenvolve seu trabalho preparando os noivos para receberem o sacramento do Matrimônio e despertar neles a consciência da importância e do valor deste sacramento. Mostra as responsabilidades dos noivos na formação da família em todos os níveis.
O encontro de noivos é a preparação obrigatória para os casais que vão se casar na Igreja Católica. Eles são preparados pelos membros da pastoral e por casais que já passaram pela mesma experiência. Esses casais dão testemunho de vida familiar, para que sirvam de exemplo paras estes casais.
Objetivo Geral:
Acolher, animar e capacitar os noivos para o Sacramento do Matrimônio e à vida familiar cristã, com preparação imediata e acompanhamento pós-núpcias.
Passos Operacionais:
Catequese de Noivos
Inscrição: É feita na secretaria Paroquial, mediante alguns documentos, os noivos recebem uma guia de informações quanto ao curso.
Processo de habilitação Matrimonial: Será feito na secretaria Paroquial mediante apresentação de batistério e comprovante do curso e entrevista com o Pároco.
A Pastoral Familiar tem como objetivos :
Proporcionar uma reflexão madura e séria a respeito do compromisso que os noivos vão assumir;
Criar laços de amizades entre os casais;
Despertar para a vida de comunidade;
Ajudar a detectar os problemas que prejudicam e até acabam com o casamento, estudando as possíveis soluções;
Despertar os espírito de fraternidade, solidariedade, fé, sentido da vida e o valor da oração;
Pensar com os noivos no tipo de família que desejam formar, nos filhos que virão, na sua educação, nos exemplos lhes darão;
Deixar claro a necessidade do diálogo, da compreensão, da fidelidade, do perdão, da doação, na vida da família;
Ajudar a perceber a necessidade da família ser aberta, inserida na comunidade, na sociedade e no mundo;
Perceber, olhando para o tempo de vida matrimonial dos casais da equipe, que é possível a indissolubilidade do casamento;
Mostrar que a Igreja se preocupa e deseja a felicidade de todos.